segunda-feira, outubro 02, 2006

Já que as eleições passaram...

Nada mais coerente do que comentar sobre as eleições neste primeiro turno, não sou analista político contudo vou escrever o que me chamou a atenção:

- RN: Indefinição para o segundo turno entre Vilma e Garibaldi. Diferença de 1% da primeira pro segundo. Resta saber para quem vai os cerca de 0,82% de votos dos candidatos nanicos no restante. Pode ser que os votos brancos e nulos ocorridos também se direcionem a um dos candidatos. Eleição disputadíssima. Lembra os tempos de Dinarte e Aluísio na hora(pelo menos como os antigos diziam).

- Legislatura federal RN: A playboyzada na Câmara - Fábio Faria e Felipe Maia. Pretensamente arautos da renovação no Congresso. Financiados pelo dinheiro e influência dos pais oligarcas. Quero nem imaginar o Congresso Nacional com essas figuras. Pra mim, são dois votos perdidos pro RN. Sério mesmo.

- AL: A crise ética do país trouxe novamente uma velha figura: Fernando Collor de Mello. Justamente na vaga de Heloísa Helena, que ressalvadas críticas à parte, sempre enveredou pelo caminho da seriedade.

- BA: Jacques Wagner, do PT, destrona Paulo Souto(atual governador e afilhado de ACM). No Senado, a situação é a mesma. João Durval,do PDT, vence Rodolfo Tourinho(outro afilhado). Novos tempos na terra de Caymmi (que, cabe salientar, é o Caymmi do bem).

- MA: Chamo especial atenção para este estado no qual morei um ano e meio. A oligarquia mais blindada do país parece dar mostras de cansaço. Roseana,acostumada a números exorbitantes e primeiros turnos fáceis, vai pro segundo turno com Jackson Lago(ex-prefeito de São Luís). Será que o estado mais pobre da nação muda de rumo?

- AP: No estado do Oiapoque, apesar da subida nas pesquisas anteriores de Cristina Silva (ex-quilombola e PSB) não foi possível tirar de José Sarney o cargo no Senado. Dizem os amapenses que, na verdade, não existem 3 senadores no Amapá e sim, 2. O Maranhão é que tem 4.

- CE: Na quebra de braço entre Ciro e Tasso Jereissati deu Ciro mesmo.

- RS: Estado sempre complicado de analisar. Deve ter vitória de Yeda Crusius(PSDB) no segundo turno contra Olívio Dutra(PT). Os eleitores de Germano Rigotto estão mais voltados para o tucanato.

- Presidência: Temido segundo turno. Para quem irão os eleitores de HH e Cristóvam? E o Brasil apreensivo...

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelos comentários , pois é que estao acabando-se os grandes dominios em estados que sempre foram impedidos de crescer devido o dominio de verdadeiros "DONOS", a nova era politica esta chegando e com ela a melhoria de vida de seus eleitores.

Anônimo disse...

Bem... faltou ser comentada/lamentada aqui a eleição de Rosalba para o senado.

Anônimo disse...

Vai nessa...