quinta-feira, outubro 18, 2007

O Homem que Desafiou o Diabo (2)

Como todo bom filme deve ser coeso, não dá pra apontar em cenas isoladas de "O Homem que Desafiou o Diabo" um requisito pra merecer toda a obra.

Mas devo ter exagerado em algumas coisas. Na verdade, a cena em que aparece Hélder Vasconcelos - ex-integrante da banda pernambucana Mestre Ambrósio, no papel do Cão Miúdo, vale pela gestualidade folclórica com que o sujeito encarna o coisa ruim.




Lembro de dois shows de Mestre Ambrósio que presenciei em um só final de semana de 2001, em São Luís-MA, em que Hélder encarnava uma velha, conhecida pela tradição popular, como "Usina". "Usina" é a música homônima do grupo, uma velha que teve dez filhos de uma vez só e, com o passar dos tempos, cada qual padeceu por não ter dado certo na vida.



A performance de Hélder como a velha era fantástica - é pena que não tem registro no YouTube - com uns trapos velhos e com uma corcunda disfarçada, chamava os homens do palco pra dançar por tiração de onda. De certa forma, tem uma imagem da "velha", num desses shows do Mestre Ambrósio já captados.



Saudoso Mestre Ambrósio. Seria bom a sua volta.

2 comentários:

Bony Daijiro Inoue disse...

Eu gostava de Mestre Ambrósio....ví um show deles na SBPC aqui em Natal, na UFRN.

Anônimo disse...

A música Usina é, na verdade, um coco de Chico Antônio, que os espertinhos do Mestre Ambrósio se apropriaram e nem se deram ao trabalho de creditar no disco de estréia deles.

Alex