quarta-feira, outubro 17, 2007

O Homem que Desafiou o Diabo

"O Homem que Desafiou o Diabo" não vale uma resenha.

Reafirmo: O filme "O Homem que Desafiou o Diabo", do diretor caça-níqueis Moacyr Góes, não o excelente "As Pelejas de Ojuara", de Ney Leandro de Castro.

"O Homem que Desafiou o Diabo" não vale uma cocada. Melhor, no vernáculo potiguar,"O Homem que Desafiou o Diabo" não vale o cú que o piriquito roa. Perdi dinheiro. Perdi tempo. Duas horas intermináveis de bobagem explícita, de má montagem, de má edição.

E não é querendo desagradar os conterrâneos fanáticos, que há muito não viam a produção de um filme todo feito por aqui. A impressão que dá é que a gente retrocedeu em matéria de bons filmes nacionais de temática regional. Mas não, não é verdade, temos "Auto da Compadecida", "Narradores de Javé", "Lisbela e o Prisioneiro", "O Céu de Suely". Conclusão: deve ser ruindade de Moacyr Góes mesmo. Nem com tanto investimento o homem faz um filme que preste (vide bobagens como "Dom" e aqueles filmes da Xuxa). Imagine um filme desses feito por Guel Arraes. Melhor,né?

Já "As Pelejas de Ojuara", o livro que rendeu essa "bomba", é fantástico. Fruto de uma revigoração da linguagem de cordel, escrito em 1982, Ney Leandro de Castro conseguiu elogios infindáveis de Carlos Drummond de Andrade e tantos outros entusiastas da literatura. O livro, sim, traduz um épico sertanejo. A sexualidade soa mais fluente e sem retoques. As aventuras tem uma continuidade e um ritmo compassado, o que não se vê nesse "O Homem que Desafiou o Diabo". A história flui sem sentido nenhum, sem explicação lógica, sem razão aparente. E o personagem Ojuara, do livro, tem vida própria, mas que ficou prejudicado no filme pela má condução de personagem e de suas histórias, o que é uma pena, vide o bom esforço de Marcos Palmeira.

As locações do filme são belíssimas: Acari, Carnaúba dos Dantas, boa parte do litoral natalense. Mas acho que é só. O filme, pra não deixar de criticar novamente, parece um carro alegórico sem rumo.

Mas quem quiser ver que veja, eu leria o livro. :)


Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo bem, não vou ver, pode deixar.
Abraço.